Pecuária sustentável, carne 100% monitorada

O grupo de supermercados Walmart está comemorando que, depois de cinco anos de trabalho e aplicação de mais de R$ 1 milhão em pesquisa e trabalho de campo, conseguiu chegar ao monitoramento de 100% da carne que compra de produtores e frigoríficos da Amazônia, com garantia total de que é originária de pequenos e grandes produtores rurais que não desmatam. Os animais são oriundos de 32 mil fazendas monitoradas por satélite e abatidos por 32 frigoríficos que contribuem para o monitoramento. A informação foi anunciada, quarta-feira, em São Paulo, pelo presidente do Walmart, Flávio Cotini, durante o Simpósio Plataforma de Pecuária + Sustentável, que reuniu, entre outros, presidentes e diretores, do Marfrig, JBS, BoiForte e Masterboi. O trabalho tecnológico e de campo foi feita pela Agro Tools, maior empresa de big data do país e líder mundial no processo de gestão e monitoramento de riscos de ativos biológicos para o setor da carne. Outro anúncio foi de que, agora, começarão os estudos para monitoramento da carne de todo o País comprada pelo Walmart, iniciando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Nova carne

Também foi lançada no simpósio do Walmart, com a presença do presidente do Grupo Marfrig, Martin Secco, a carne sustentável Rebanho Xingu, resultado de projeto desenvolvido em parceria com a ONG The Nature Conservancy, Walmart e Fundação Moore, em São Felix do Xingu, o município brasileiro que tem o maior rebanho bovino (2,2 milhões de cabeças), o tamanho de Portugal (84.2012 km2) e ainda mantém, por práticas do passado, o título de “o maior desmatador do Brasil). O objetivo foi, além de uma criação com respeito ao meio ambiente, aumentar a produtividade nas fazendas e garantir a conservação da floresta. Um dos resultados, segundo fazendeiros presentes ao encontro, foi aumento de 54% de produtividade nas propriedades. Os primeiros a provarem a Carne Xingu, a partir de junho, serão os brasilienses.

 

Greenpeace

Até o Greenpeace, ONG mundial que luta contra as práticas prejudiciais ao ambiente, elogiou os projetos  de carne sustentável na Amazônia. Estava presenta ao simpósio Adriana Charoux, responsável pelas campanha em defesa da Amazônia do Greenpeace, e ea cumprimentou o presidente do Walmart pelas iniciativas.

 

Recuperação judicial

O escritório de advocacia Dárcio Vieira Marques foi que encaminhou o pedido de recuperação judicial da grande empresa de Erechim Intecnial – dois mil empregados e dívidas superiores a R$ 165 milhões. O pedido foi consequência da recessão gerada pela crise econômica do País, que diminuiu atividades em logística, agronegócios e energia e cancelou grandes obras. Com a aceitação de seu pedido, a empresa espera continuar operando e construindo máquinas e equipamentos para usinas de biodiesel, plantas de esmagamento de soja, navios e torres eólicas.

 

Gadolando

Jorge Fonseca da Silva foi eleito presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês-RS. Substituiu Marcos Tang, presidente da Gadolando por quatro anos.

 

Uber

O vereador Mauro Zacher (PDT) já adotou uma posição favorável ao sistema de transporte de passageiros Uber, cujo projeto de regulamentação está na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Ele realizou pesquisa, pelas redes sociais, e constatou que mais de 85% da população é favorável, contra 15%

 

Terceiro Setor

Os gestores e contadores atuantes no Terceiro Setor devem atentar para as mudanças ocorridas em consequência do Marco Regulatório do Terceiro Setor, em especial quanto à prestação de contas. O alerta é do contador Robertto Onófrio.

 

No Peru

Empreiteiros de obras públicas e fabricantes de máquinas interessados em trabalhar no Peru, paí latino-americano que vem apresentando bom desempenho econômico, devem participar do Construction Summit 2016, em junho, em São Paulo.No dia 16 de junho, o Escritório Comercial do Peru no Brasil apresentará informações sobre projetos de infraestrutura de âmbito federal e dos governos regionais em diversas áreas.

 

Vinhos

O Senac está oferecendo um curso livre de vinhos à distância, via WebTV. Veja no  site http://www.ead.senac.br/cursos-

 

Fre-way

Mais de 37,7 milhões de veículos pagantes transitaram pela rodovia BR-290 entre Porto Alegre-Osório em 2015, mas houve uma redução de 13% no número de acidentes em relação a 2014. Esta é uma das informações constantes no Relatório de Sustentabilidade 2015 da Triunfo Concepa que começou a ser distribuído. O presidente Thiago Vitorello destaca, ainda, a conclusão da obra da quarta faixa entre Porto Alegre e Gravatai e o reconhecimento recebido do Instituto Great Place to Work como uma das dez melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul.

 

 

O dia

+ Sexta-feira e sábado, no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, Festival Emoções no Vale, com degustação de vinhos e apresentações artísticas.

+ O oncologista do hospital do Câncer Mãe de Deus, Stephen Stefani, está em Washington (USA), fazendo palestras no no congresso da International Society of Pharmacoeconomics and Outcomes Research, debatendo modelos de gestão em saúde que contemplem a realidade nacional com recursos insuficientes, mas com exposição a tecnologias de ponta.

+ Sexta-feira, sábado e domingo, no Barra Shopping Sul, a BioNat Expo-Feira de Produtos Orgânicos, Ecológicos e Sustentáveis. Com festival de gastronomia.

+ O hotel Laje de Pedra, em Canelas, reativou sua tradicional feijoada.

+ Sábado, em Gamado, lançamento do condomínio Laken Gramado.

+ Começará, domingo, em Alegrete, a Semana Arrozeira, para discutir os problemas do setor. No CTG Farroupilha.

 

Publicado em Coluna do dia | Deixar um comentário